IMPORTÂNCIA DO TIK TOK


 

 

 

 

 

A Importância do Tik-Tok

Não faz muito tempo, era comum às sete da noite as mães gritando no portão chamando as crianças para dentro. Suadas e encardidas, entravam correndo e gritando, indo rápido para o banho para poder jantar, assistir um pouco de TV ou jogar algum jogo de tabuleiro, arrumar o material e dormir. Aquela vida era simples e pacata, onde tínhamos acesso a poucas informações. Hoje, quando vemos crianças de olhos vidrados em alguma tela, olhamos com certo romantismo para aqueles tempos.

Com certeza muitos de nós queria que aquele tempo voltasse, e que as crianças voltassem a correr e brincar nas ruas. Mas o fato é que aquele tempo não voltará mais. Aliás, todas as gerações sempre passaram pelo menos dilema do "ah, no meu tempo...". Isso é normal e talvez um pouco mais profundo nos dias de hoje pois jamais convivemos com tantas gerações ao mesmo tempo. Enquanto há 50 anos a maioria das pessoas não conheciam os avós e muitos morriam aos 60 anos de idade, é comum hoje pessoas conhecerem suas bisavós longevos próximos de 100 anos.

Mas porque isso é importante, se a ideia era falar do Tik-Tok? A questão é que, apesar do saudosismo e do romantismo, aqueles tempos não voltarão. As pessoas (nós inclusive) estamos mais presos em telas e usamos elas para (quase) tudo. A chamada Geração Z (pessoas nascidas entre 1990 e 2010) tem muitas informações nas mãos, dominam a tecnologia e tem um forte poder econômico. Essas pessoas, além de terem ferramentas fortes nas mãos, possuem um conhecimento que influencia outras pessoas. Vemos muitas pessoas comprando algo porque "meu neto disse que funciona bem". Então, como comerciantes temos que aprender como nos comunicarmos com eles.

Precisamos retomar um assunto importante: o que é a comunicação. A comunicação é uma mensagem que um emissor manda, utilizando um mecanismo e uma linguagem, para um receptor que tem capacidade de decodificar aquela mensagem. Em comércio, ainda, essa comunicação tem que impulsionar a pessoa a se tornar cliente. E isso quer dizer, em outras palavras, que você precisa falar com a geração para conseguir atingir seus objetivos.

O Tik-Tok é um fenômeno mundial. Ele é uma mídia social agradável, simples e cativante. Literalmente ao alcance de todos. E com um diferencial grande: seu algoritmo respeita o que você gosta. As outras mídias sociais têm uma programação diferente, que busca ditar modas a partir de suas conexões, enquanto o tik-tok não se importa com isso, mas com o seu comportamento. Enquanto nas outras mídias te apresentam melancias descendo a ribanceira porque seus amigos vêm isso, o Tik-Tok só te apresentará melancias se você (e não seus amigos) gostar de melancias. Assim, para quem publica, o que importa não são milhões de likes, views e compartilhamentos, mas alcançar as pessoas que realmente se importam com o que você faz. Em suma, ao invés de jogar sua mensagem num oceano, ele joga em um lago privado de pessoas interessadas no seu trabalho.

Aprender sobre essa ferramenta é absolutamente fundamental. Como disse, é intuitiva e muito simples, e os resultados são rápidos e poderosos.

No próximo dia 28, às 18:30, teremos um treinamento sobre Tik-Tok na Associação Comercial promovido pelo CMEC e pelo SEBRAE. O CMEC é o Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura, e nesse primeiro evento, ele será dedicado às mulheres. Como parte da agenda de treinamentos, o CMEC traz esse curso para que mulheres aprendam a ferramenta.

Essa pode ser uma plataforma que pode (e vai) revolucionar o seu negócio e te ensinará conversar com essa geração. Você mulher, venha participar conosco.

E não pense que você não consegue entender do que se trata: diferente das outras mídias sociais, o Tik-Tok é fácil de trabalhar e muito, muito intuitivo.

Homero Souza 
Presidente da ACE

<< Voltar